top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Turismo na Rota PB-079: Juarez Távora busca desenvolvimento através do turismo de natureza

Destino turístico margeado pela rodovia estadual PB-079 homenageia Jackson do Pandeiro em seu nome, e o município de Juarez Távora busca o seu desenvolvimento por meio dos potenciais catalogados.


A trilha é feita em meio à caatinga, contemplando as belezas do nosso bioma nativo. Foto: Geografia da Paraíba.


O município de Juarez Távora está localizado no Agreste Paraibano e é considerado como a porta de entrada para a região do Brejo da Paraíba, uma das principais regiões turísticas do estado.


O acesso à Juarez Távora é feito pela Rodovia Estadual PB-079, que vai da BR-230 no município de Ingá, até o município de Remígio, na PB-105, cortando os municípios de Juarez Távora, Alagoa Grande, Areia com término em Remígio, por isso foi criada a rota turística Jackson do Pandeiro, que busca o desenvolvimento desses municípios através do turismo.


Rodovias BR-230 e PB-079 vistas a partir da Serra do Cruzeiro.

Foto: Geografia da Paraíba.


No último domingo (01), a equipe do perfil @geografia_da_paraiba nas redes sociais esteve no município realizando mais uma #ExpedicaoGeoPB, quadro que visa divulgar os aspectos geográficos e históricos de municípios da Paraíba.



Em Juarez Távora, o diferencial são os aspectos naturais, com destaque para a Serra do Cruzeiro, onde é possível realizar a trilha da Caatinga. A trilha da Caatinga foi descoberta durante a #ExpedicaaoGeoPB com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Juarez Távora.


A trilha passa por diferentes ambientes, saindo da área urbana até o ponto mais alto da elevação do relevo, passando por áreas de fé da população marcada pela presença de um cruzeiro e vegetação densa com espécies de plantas e animais do bioma Caatinga, na parte inferior da subida; já na área superior, destacam-se plantas maiores com resquícios de Mata Atlântica devido a altitude do lugar, chegando ao ponto final na Pedra do Mirante, de onde tem uma visão privilegiada de toda a cidade de Juarez Távora, do Vale do Rio Gurinhém, dos esporões e das escarpas orientais da Borborema.


Juarez Távora vista a partir de diferentes patamares da trilha da Caatinga.

Fotos: Geografia da Paraíba.


De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Juarez Távora, Fabrício Cabral, a trilha da Caatinga é um produto voltado para o público que procura por aventura e contato direto com a natureza em regiões mais altas:


"Estamos investindo em atividades voltadas para o turismo, pois acreditamos no potencial do município, principalmente para o turismo de natureza e a trilha da Caatinga é o nosso mais novo atrativo turístico, um roteiro ideal para os amantes de natureza e contato com o meio ambiente," aponta o secretário de Cultura e Turismo.


Cruzeiro edificado na Serra do Cruzeiro, símbolo de fé do povo de Juarez Távora.

Foto: Geografia da Paraíba.


A trilha foi implementada através de visita técnica realizada durante a #ExpedicaoGeoPB, mas que ainda está em processo de estruturação e que em breve estará com os serviços turísticos disponíveis ao público.


Conhece o nosso projeto nas redes sociais?

Clique aqui para seguir nosso Instagram!

Clique aqui para se inscrever em nosso canal do YouTube!

288 visualizações1 comentário
bottom of page