top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Turismo na Rota PB-079: Juarez Távora busca desenvolvimento através do turismo de natureza

Destino turístico margeado pela rodovia estadual PB-079 homenageia Jackson do Pandeiro em seu nome, e o município de Juarez Távora busca o seu desenvolvimento por meio dos potenciais catalogados.


A trilha é feita em meio à caatinga, contemplando as belezas do nosso bioma nativo. Foto: Geografia da Paraíba.


O município de Juarez Távora está localizado no Agreste Paraibano e é considerado como a porta de entrada para a região do Brejo da Paraíba, uma das principais regiões turísticas do estado.


O acesso à Juarez Távora é feito pela Rodovia Estadual PB-079, que vai da BR-230 no município de Ingá, até o município de Remígio, na PB-105, cortando os municípios de Juarez Távora, Alagoa Grande, Areia com término em Remígio, por isso foi criada a rota turística Jackson do Pandeiro, que busca o desenvolvimento desses municípios através do turismo.


Rodovias BR-230 e PB-079 vistas a partir da Serra do Cruzeiro.

Foto: Geografia da Paraíba.


No último domingo (01), a equipe do perfil @geografia_da_paraiba nas redes sociais esteve no município realizando mais uma #ExpedicaoGeoPB, quadro que visa divulgar os aspectos geográficos e históricos de municípios da Paraíba.



Em Juarez Távora, o diferencial são os aspectos naturais, com destaque para a Serra do Cruzeiro, onde é possível realizar a trilha da Caatinga. A trilha da Caatinga foi descoberta durante a #ExpedicaaoGeoPB com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Juarez Távora.


A trilha passa por diferentes ambientes, saindo da área urbana até o ponto mais alto da elevação do relevo, passando por áreas de fé da população marcada pela presença de um cruzeiro e vegetação densa com espécies de plantas e animais do bioma Caatinga, na parte inferior da subida; já na área superior, destacam-se plantas maiores com resquícios de Mata Atlântica devido a altitude do lugar, chegando ao ponto final na Pedra do Mirante, de onde tem uma visão privilegiada de toda a cidade de Juarez Távora, do Vale do Rio Gurinhém, dos esporões e das escarpas orientais da Borborema.


Juarez Távora vista a partir de diferentes patamares da trilha da Caatinga.

Fotos: Geografia da Paraíba.


De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Juarez Távora, Fabrício Cabral, a trilha da Caatinga é um produto voltado para o público que procura por aventura e contato direto com a natureza em regiões mais altas:


"Estamos investindo em atividades voltadas para o turismo, pois acreditamos no potencial do município, principalmente para o turismo de natureza e a trilha da Caatinga é o nosso mais novo atrativo turístico, um roteiro ideal para os amantes de natureza e contato com o meio ambiente," aponta o secretário de Cultura e Turismo.


Cruzeiro edificado na Serra do Cruzeiro, símbolo de fé do povo de Juarez Távora.

Foto: Geografia da Paraíba.


A trilha foi implementada através de visita técnica realizada durante a #ExpedicaoGeoPB, mas que ainda está em processo de estruturação e que em breve estará com os serviços turísticos disponíveis ao público.


Conhece o nosso projeto nas redes sociais?

Clique aqui para seguir nosso Instagram!

Clique aqui para se inscrever em nosso canal do YouTube!

288 visualizações1 comentário

1件のコメント


Nazareno NF
Nazareno NF
2021年8月04日

Excelente o trabalho de vocês!!! ajudando a divulgar os tesourinhos escondidos por toda nossa Paraíba! Em breve já quero conhecer a TRILHA DA CAATINGA. Esse bioma é cheio de surpresas encantadoras. Parabéns!

いいね!
bottom of page