top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Serra Grande: o município com mais cachoeiras na Paraíba

Localizado no do Alto Sertão Paraibano, na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras, a 450 km de João Pessoa, 146 km de Patos e 62 km de Cajazeiras, o município de Serra Grande possui 16 cachoeiras catalogadas em seu território de apenas 64 quilômetros quadrados.


Fotos de cachoeiras no município de Serra Grande. Créditos: @turismoserragrandepb.


Quem diz que no Sertão Paraibano não existe atrativo baseado na água e no verde, ou está profundamente enganado, ou não conhece os lugares mais incríveis que a nossa Paraíba dispõe para conhecimento e contemplação. Em Serra Grande, município do Alto Sertão Paraibano, temos um grande exemplo desta diversidade natural: são 16 cachoeiras já catalogadas em 64 quilômetros quadrados.



Segundo a administração municipal, ainda faltam mais serem registradas, cachoeiras estas que possuem belezas únicas e bem preservadas, locais que ainda são pouco visitados, proporcionando aos visitantes a sensação de estar em contato com a natureza e descobrindo novos lugares.


As cachoeiras de Serra Grande são temporárias por serem abastecidas pelas águas dos rios da região, estes que são intermitentes, ou seja, só contam com a presença de água durante um período do ano, este que coincide com a estação chuvosa. Geralmente, durante os anos que registram pluviometria habitual, as cachoeiras permanecem com água fluindo durante seis meses.


Fotos de cachoeiras no município de Serra Grande. Créditos: @turismoserragrandepb.


Para o ano de 2022, a Prefeitura Municipal de Serra Grande, por iniciativa do prefeito Vicente Neto e de sua equipe, iniciará as visitações dos complexos de cachoeiras mais acessíveis e próximos à cidade, para que a Paraíba possa desfrutar desses potenciais que vão além do banho em um rio natural com queda d'água, mas também com potencialidade para prática de esportes e trilhas. Uma campanha de marketing foi criada para promover as ações e já vem chamando a atenção de muitos segmentos do turismo e da sociedade em geral.


Campanha iniciada pela Prefeitura Municipal de Serra Grande para promover as cachoeiras do município. Créditos: Reprodução Internet.


Serra Grande também dispõe de potenciais como a cultura da rapadura, a agricultura, o artesanato, a culinária, as urnas funerárias dos povos Tupi, índios que habitaram o município e deixaram suas lembranças, permanecendo com um incrível aspecto de preservação, dentre muitos outros motivos que fazem com que Serra Grande possa se tornar um destino turístico consolidado no Sertão Paraibano.


Conheça Serra Grande melhor em nosso canal do YouTube.

1.427 visualizações0 comentário
bottom of page