Rota Cultural Raízes do Brejo anuncia programação de outubro a dezembro
- @geografia_da_paraiba

- 24 de set.
- 2 min de leitura
Evento, que percorrerá dez municípios do Brejo Paraibano, reforça o tema 'Um caminho de identidade, cultura e emoção' e aposta no fortalecimento do turismo regional.

A Rota Cultural Raízes do Brejo teve seu lançamento oficial nesta segunda-feira (22) no Eco Club Vale Verde, em Guarabira. O evento marcou o início da divulgação da programação que, de 17 de outubro a 28 de dezembro, promete movimentar a economia e o turismo de dez municípios do Brejo Paraibano.
A rota, considerada a mais acolhedora do Brasil, tem como tema central "Um caminho de identidade, cultura e emoção". O objetivo é promover uma imersão profunda nas tradições da região, valorizando o patrimônio imaterial e a produção dos agentes culturais locais.
Roteiro e Cidades
A jornada cultural de quase três meses passará por Lagoa de Dentro, Alagoinha, Serra da Raiz, Dona Inês, Juarez Távora, Guarabira, Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos.

A programação será intensa e itinerante, com cada município alternando a realização dos eventos. O público poderá acompanhar uma agenda diversificada, que inclui feiras de artesanato e culinária típica, shows com artistas regionais, oficinas e atividades que celebram a história e a acolhedora hospitalidade do povo brejeiro.
Impacto e Desenvolvimento Sustentável
O lançamento de Guarabira simboliza a união de esforços das prefeituras e do Fórum de Turismo do Brejo na consolidação de um calendário turístico robusto.
Segundo Josenildo Fernandes, presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, "Esta Rota é a prova de que nossa cultura e o turismo podem ser os nossos maiores motores econômicos, uma ferramenta de resgate da nossa identidade e de geração de renda sustentável para as dez cidades. A acolhida do Brejo é única, e é isso que queremos mostrar ao país."

O projeto Raízes do Brejo é visto como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável, garantindo visibilidade para os produtores e preservando as manifestações culturais. A expectativa é atrair um grande público e consolidar o Brejo Paraibano como um destino de referência no calendário turístico nacional.
Por
Gabriel Paiva






Comentários