top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Novo mapa do turismo brasileiro: 53 municípios paraibanos integram a relação do Governo Federal

Atualizado: 31 de mar. de 2022

Com um total de 12 regiões turísticas, a Paraíba passa a ter 53 municípios na lista do Ministério do Turismo. As regiões turísticas do nosso estado são: Brejo, Cariri, Costa das falésias, Curimataú, Sanhauá, Seridó, Serra da Borborema, Trilha dos Potiguara, Vale do Mamanguape, Vale do Paraíba, Vale dos Dinossauros e Vale dos Sertões.





Novo mapa do turismo na Paraíba.


O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (28.03), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.


A região do Brejo é a que possui a maior quantidade de municípios, com a composição de 14 municípios, a saber: Areia, Juarez Távora, Dona Inês, Bananeiras, Solânea, Duas Estradas, Serra da Raiz, Borborema, Serraria, Pilões, Remígio, Alagoa Nova, Matinhas e Alagoa Grande. A segunda região com a maior quantidade de municípios é o Vale do Paraíba (7 municípios): Ingá, Umbuzeiro, Natuba, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo. O Cariri vem em seguida, com 5 municípios: Cabaceiras, Monteiro, Boqueirão, Congo e Caraúbas.



Três regiões turísticas possuem 4 municípios: Vale dos Sertões, com Santa Luzia, Matureia, São Bento e Água Branca; Serra da Borborema, com Campina Grande, Queimadas, Pocinhos e Puxinanã; e o Vale dos Dinossauros, com Serra Grande, Cajazeiras, Monte Horebe e Poço de José de Moura.


Com três municípios, temos as regiões do Vale do Mamanguape, com Mamanguape, Jacaraú e Itapororoca; Costa das falésias, com Conde, Pitimbu e Caaporã; e Sanhauá, com João Pessoa, Cabedelo e Lucena.


E pra fechar as 12 regiões, temos três delas com dois municípios: Seridó, com Picuí e Baraúna Trilha dos Potiguara, com Mataraca e Baía da Traição; e Curimataú, com Araruna e Tacima.


Nota-se que a região do Brejo possui ampla vantagem no número de municípios, o que comprova a organização da região no que diz respeito à governança regional em aproveitamento conjunto dos atrativos de cada município. Outro destaque positivo é a região do Vale do Paraíba, que passou por uma reformulação recente e já desponta como a segunda região do estado com a maior quantidade de municípios.


Como destaques isolados, temos três municípios onde o projeto #ExpediçãoGeoPB passou no último ano: Juarez Távora, no Brejo, Baraúna, no Seridó e Serra Grande, no Sertão. Esses municípios aproveitaram seus atrativos e começaram a desenvolver a cultura e o turismo, passando a se destacar em nível nacional por meio da inserção no mapa do turismo.


Um município presente no mapa do turismo pode ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância para a sociedade como um todo.


Fonte: Ministério do Turismo

Texto: Geografia da Paraíba (todos os direitos reservados)

1.219 visualizações0 comentário
bottom of page