top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Meteorito de 26 kg é encontrado em Nova Olinda, Sertão Paraibano

Em 2014, o item foi encontrado por dupla de irmãos que passou a ter a peça como objeto decorativo em casa.


Foto: Reprodução.


Uma dupla de irmãos localizou um impressionante meteorito de 26 kg e 29 cm de altura no município paraibano de Nova Olinda, sendo a primeira descoberta do tipo no estado, conforme oficialmente classificado após estudo colaborativo entre pesquisadores das universidades de Alberta, no Canadá, as paulistas USP e Unicamp, e a Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.


O achado se deu em 2014, quando os irmãos Edsom e João, moradores da cidade de Nova Olinda, no Sertão paraibano, aproveitaram um período de seca de um lago para procurar ouro ou pedras preciosas usando um detector de metais. Por lá, o tal item sinalizou ao aparelho a presença do objeto desconhecido, sendo resgatado pela dupla por uma picareta.



Contudo, sem ostentar cores douradas, o valor do objeto foi ignorado, sendo apenas colocado sobre uma mesa e exposto na residência dos rapazes, longe de qualquer desconfiança pelos amigos e parentes que visitaram o local ao longo de seis anos. Ambos só desconfiaram em 2020, quando uma chuva de pedras, em Pernambuco, foi vista pelos irmãos através de um noticiário, atraindo caçadores de meteoritos.


Desconfiando que o adorno de mesa poderia ser também um item extraterrestre, conseguiram contato com o pesquisador e colecionador de meteoritos André Moutinho, que confirmou a descoberta após análises física, química e petrográfica, como noticiou o portal de notícias G1.


Fontes: Aventuras na História e G1.

194 visualizações0 comentário
bottom of page