top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Curiosidades sobre a Paraíba: qual é a extensão do Litoral Paraibano?

Qual o tamanho do nosso Litoral? Das 27 unidades federativas do Brasil, 17 possuem litoral. A Paraíba apresenta o terceiro menor, porém, um dos mais belos e diversificados, marcado pelos diferentes paisagens que se alternam em curtas distâncias.

Ao todo, de acordo com medição do Google Earth, o litoral paraibano possui 133 quilômetros de extensão, desde Mataraca até Pitimbu, passando pelos municípios de Baía da Traição, Rio Tinto e Lucena (60 km de Litoral Norte) e Cabedelo, João Pessoa e Conde (Litoral Sul).


Há grandes diferenças na paisagem e, por consequência, nos sistemas ambientais físicos do Litoral Norte e do Litoral Sul. A mais marcante das divergências é a presença da falésia em contato com o mar (falésia viva), que existe no Litoral Sul, enquanto que, no Norte, a mesma é afastada das águas, criando uma paisagem mais espaçosa e aberta.

A verdade é que os nossos dois litorais formam uma belíssima costa, com praias para todos os gostos, que variam desde as mais badaladas e visitadas, até as mais desertas, como a Praia de Tambaba, um espaço de prática de naturismo no Litoral Sul paraibano que atrai turistas de todo o globo.

1.309 visualizações0 comentário
bottom of page