top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

CPTEC emite aviso meteorológico de Atenção para a Paraíba para as próximas horas

Após as chuvas que se iniciaram na última noite, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, emitiu um aviso meteorológico de Atenção para a maior parte do estado da Paraíba, vigente nas próximas 48 horas.


O aviso, que também vale para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, faz parte de um sistema de alertas que foi desenvolvido para a prevenção dos impactos provenientes de desastres naturais.


Área do aviso meteorológico emitido pelo CPTEC/INPE para as próximas horas no Brasil. Fonte: CPTEC/INPE.


Na Paraíba, a área do aviso de atenção é maior para as próximas 24 horas, contemplando todas as regiões do estado. Já para as próximas 48 horas, o mesmo é diminuído, e vale para a Zona da Mata e Sertão.


De acordo com imagens de satélite consultadas no site do CPTEC/INPE, as chuvas que ocorreram na Paraíba durante as últimas horas são provenientes da atuação da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT, que se encontra estacionada entre 2° e 5° de Latitude Sul. A previsão é de que as chuvas persistam durante os próximos dias, já que, historicamente, o mês de abril é um dos mais chuvosos do ano para a região.


Acesse o site do CPTEC/INPE e tenha acesso a mais informações meteorológicas sobre a Paraíba e o Brasil.

87 visualizações0 comentário
bottom of page