top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Conheça Barra de Santa Rosa, um município surpreendente

A #ExpediçãoGeoPB chegou a Barra de Santa Rosa e conta a história desse município tão lindo de nossa Paraíba.

Imagem do centro da cidade, com destaque para a igreja matriz e a praça central, uma das mais famosas da Paraíba. Foto: Geografia da Paraíba.


Localizado no coração do Curimataú Paraibano, Barra de Santa Rosa é o quinto maior município da Paraíba em extensão territorial, com 781,1 quilômetros quadrados. Sua população é de 12.904 habitantes, conforme dados do IBGE para o Censo Demográfico de 2022. A história da ocupação urbana no município tem início na década de 1770, com a construção de uma capela no povoado de Santa Rosa, distante cerca de seis quilômetros da atual sede municipal. Com isso, também foram ocupadas as terras da vasta região, construídas fazendas imponentes com arquiteturas destacadas, refletindo o elevado poder aquisitivo dos fazendeiros da época.


A origem da atual sede municipal ocorreu em 1888, com a realização da primeira feira-livre em uma das propriedades rurais que se localizava à margem direita do Rio Curimataú. A partir dessa primeira feira-livre, as transações comerciais culminaram na afluência de muitas famílias para a localidade que passou a se chamar Barra de Santa Rosa, sendo o nome “barra” atribuído ao encontro dos rios Santa Rosa e Poleiros, afluentes do Curimataú. O antigo distrito de Barra de Santa Rosa pertenceu a Picuí até o ano de 1936, quando passou a pertencer ao município de Cuité. A emancipação política ocorreu em 08 de maio de 1959.


Imagem da sede da Fazenda Santa Bernadete. Foto: Geografia da Paraíba.


A Praça Frei Martinho é um dos principais pontos de admiração do município. A cidade é cortada pela rodovia BR-104, e muitas pessoas que passam por lá, acabam parando para conhecer melhor a praça, que fica em frente à igreja matriz. As plantas da praça são podadas em várias formas por meio da técnica da topiaria, incluído vários animais, o nome da praça, e um crucifixo que fica de frente a porta principal da igreja, arte deixada como legado de Seu Biu e seguida por seu filho.


O município de Barra de Santa Rosa possui uma geografia diversificada, seja pelo seu relevo em pleno Planalto da Borborema, à sotavento dos ventos de leste, com relevo levemente acidentado e afloramentos de rochas típicos da região, alguns com ocorrência de pinturas rupestres. No clima, o município é um dos menos chuvosos da Paraíba, com média anual de 365,8 milímetros, sendo os meses de março e abril os mais chuvosos, com médias acima dos 70 milímetros. A vegetação é inteiramente caatinga, já que o município se localiza inteiramente na região do Semiárido Nordestino.


A história econômica de Barra de Santa Rosa é pautada no período de destaque das suas grandes fazendas, com vasta produção de sisal e algodão. Atualmente, o município é um relevante polo de assentamentos da reforma agrária e ainda perdura a cultura do sisal. Além disso, há relevante produção de milho e feijão. Na pecuária, destaca-se a criação de caprinos, ocorrendo, atualmente, uma feira de alcance em nível regional, a Caprifeira. Outra atividade importante no município é o artesanato.


Grupo de artesãs do Sítio Cuiuiú. Foto: Geografia da Paraíba.


É nesse cenário de riquezas históricas, culturais e geográficas que a #ExpediçãoGeoPB adentra em Barra de Santa Rosa para mostrar tudo o que esse município tem de melhor para que possamos, juntos, conhecermos.


Assista o vídeo!


258 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page