top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Confira a distribuição espacial das chuvas na Paraíba no ano de 2021

Paraíba teve ano de chuvas bem abaixo da média na região do Brejo, que vive, atualmente, um estado de colapso nos reservatórios. Sertão mantém média.


Registro de um dos poucos eventos de chuva registrados em Ingá no ano.

Foto: Carlitos Paraíba.


O ano de 2021 foi marcado pela distribuição irregular as chuvas no território paraibano. Após análise dos dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, verificamos que a distribuição espacial das precipitações ocorreu com concentração na região litorânea e em regiões do Sertão e do Alto Sertão.


Nas regiões do Brejo, Cariri, Curimataú e Seridó, as precipitações ocorreram em totais relevantemente abaixo da média, a exemplo do município de Areia, onde as chuvas ocorreram na ordem de 30% abaixo da média histórica.



O município de João Pessoa foi o que apresentou os maiores totais pluviométricos durante o ano: foram 1.820,8 mm, um total 3,2% acima da média histórica. Abaixo de João Pessoa, temos Alhandra (1.737,2 mm) e Lucena (1.539,2 mm). Na região do Sertão, o município mais chuvoso foi Pedra Branca (1.223,1 mm).


No que diz respeito às regiões pluviometricamente homogêneas do estado, de acordo com a AESA, o Litoral apresenta a maior média para o ano (1.384,8 mm), seguida pelo Alto Sertão (910,3 mm), Sertão (737,5 mm), Brejo (656,4 mm), Agreste (494,2 mm) e Cariri/Curimataú (339,0 mm). Nota-se a posição da região do Brejo, com o terceiro pior quantitativo regional da Paraíba, o que agravou ainda mais a situação de colapso hídrico na qual se encontram a maioria dos municípios daquela região.


Mapa das chuvas na Paraíba em 2021.


No mapa, temos a distribuição espacial das chuvas na Paraíba durante o ano. Para a elaboração do mapa, foram utilizados dados de 30 municípios da Paraíba, representando suas respectivas regiões, além da consideração de quantitativos representativos para a análise especial. O método de interpolação foi o IDW.


Para discutir melhor esses dados, teremos uma live amanhã, a partir das 19h, com o retorno das nossas lives semanais. Fique ligado e aguarde pra conversar com a gente sobre as chuvas na Paraíba em 2021 e as previsões para este ano!


Compartilhe!

109 visualizações0 comentário
bottom of page