A noite dessa sexta-feira e a madrugada de hoje foram de chuvas fortes na cidade de Campina Grande, Agreste Paraibano. Os impactos registrados pela Defesa Civil da cidade revelam a dimensão do evento pluviométrico, a exemplo do bairro do Alto Branco, onde choveu 76,0 mm.
Bairro Santo Antônio. Foto: Gustavo Xavier/TV Paraíba
Foram mais de trinta pontos de alagamentos e desabamentos na cidade. Ruas ficaram intransitáveis e pessoas impossibilitadas de chegarem ou saírem de suas casas. Segundo a Ruiter Sansão, coordenador da Defesa Civil em Campina Grande, famílias não ficaram desabrigadas. Elas foram retiradas de suas casas, mas quando a água baixou de nível, retornaram. No bairro Jardim Paulistano, oito casas foram afetadas pelas chuvas.
Os bairros Jardim Paulistano, Liberdade e Catolé receberem 53,0 mm de chuvas, Malvinas/Bodocongó atingiu um total pluviométrico de 52,0 mm, no Distrito dos Mecânico choveu 46,0 mm, em Catingueira 32,0 mm e em Mutirão, 31,0 mm.
Veículos ficaram submersos em vários pontos da cidade. Autor desconhecido.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na noite desta sexta-feira (9) seis ocorrências foram registradas. Além disso, três árvores caíram, uma no bairro da Liberdade, outra no bairro Três Irmãs e a terceira no Catolé. Na manhã deste sábado (10), duas solicitações de cortes de árvores já foram feitas ao Corpo de Bombeiros, uma em Santo Antônio e outra em Santa Rosa. O muro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, que fica localizada no bairro Centenário também foi danificado pelas chuvas.
A Defesa Civil explicou que a topografia de Campina Grande é determinante para que muitos bairros sejam afetados pelas chuvas. Os locais mais atingidos pelas chuvas ficam localizados na parte mais alta da cidade, consequentemente, as águas fluem para as áreas mais baixas causando alagamentos, como aconteceu com o bairro Novo Horizonte.
As regiões da Zona da Mata e do Agreste Paraibano estão na área de Aviso Meteorológico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (Aviso Meteorológico 1618). Segundo o órgão, há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso (chuvas intensas e extremas) dentro das próximas 72 horas.
Área de ocorrência do Aviso Meteorológico na Paraíba. Fonte: INMET.
Fontes: G1, INPE.
Comentarios