Buscar
  • @geografia_da_paraiba

UFPB: começa amanhã o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica - SBCG

Maior evento da Climatologia Geográfica brasileira terá sua 14ª edição sediada na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, no formato remoto e, dentre as atividades, terá apresentação de trabalho escrito pela equipe da #GeoPB e premiação em homenagem ao professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, considerado o pai da Climatologia no Brasil.


Logomarca do XIV SBCG. Créditos: Reprodução.


O Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG) é um evento da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima), de periodicidade bienal e de natureza rotativa, existente desde o ano de 1992. O SBCG tem por objetivo fomentar o debate, a reflexão, a difusão e a construção do saber em torno da climatologia geográfica e de outras áreas correlatas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. Já consolidado como o maior fórum nacional da área, o SBCG reune centenas de professores do ensino superior e básico, pesquisadores, técnicos e estudantes da graduação e da pós-graduação em suas edições.

A ABClima (Gestão 2018 – 2021) em parceria com o Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Federal da Paraíba (CLIMAGEO/UFPB) tem a satisfação de lançar a próxima edição do SBCG, o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (XIV SBCG), que ocorrerá de forma remota, no período de 10 a 14 de agosto de 2021.


O tema norteador do XIV SBCG será: Saberes acadêmicos, populares e institucionais em Climatologia: contextos para uma agenda socioambiental. O tema emerge da necessidade de fomentar o debate em torno das diferentes formas/frentes de compreender e de praticar o conhecimento climático. Considerar, de forma transversal, a relação entre os diferentes saberes em climatologia, os quais são materializados nas práticas de distintos agentes sociais, em seus lócus de atuação/de vivência, seja na universidade, na comunidade, na escola ou nas agências de planejamento e gestão, entre outros espaços, é uma possibilidade de estabelecer um sistema de referências para melhor compreender a complexidade e a problemática socioambiental presente no território brasileiro. A transversalidade no tocante ao conhecimento climático, em especial no âmbito da climatologia geográfica brasileira, é uma pauta iminente para a construção de uma agenda socioambiental que demanda socialização/integração de diferentes contextos de conhecimento e de práticas.

O formato do XIV SBCG foi organizado e estruturado para maximizar a socialização, a reflexão e a construção do conhecimento climático em diversos espaços: conferências, mesas redondas, comunicações científicas, trabalhos de campo, oficinas temáticas, premiação de trabalhos por eixos temáticos, Prêmio Prof. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (1º Concurso de melhor Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado em Climatologia Geográfica – certificação via ABClima), sessão de homenagens, plenária da ABClima, lançamento de livros, atividades culturais e exposição de materiais acadêmicos, técnicos e comunitários.


A Geografia da Paraíba, além de contribuir ativamente na organização do XIV SBCG, trará contribuição científica por meio da apresentação do artigo científico: ANÁLISE DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DO BIOMA CAATINGA NO ESTADO DA PARAÍBA (2005-2019), escrito por José Carlos Pontes de Farias, Gabriel de Paiva Cavalcante (administradores da #GeoPB) e Eva Maria Pereira Francisco. O objetivo deste trabalho é analisar a variabilidade pluviométrica do bioma Caatinga no Estado da Paraíba entre os anos de 2005 a 2019. O estudo foi direcionado para as áreas de predominância do bioma caatinga no Estado da Paraíba: os Cariris, Curimataú, Seridó e Sertão. Inicialmente, foi feita a coleta dos dados pluviométricos anuais de 50 postos de coleta.


O evento será transmitido no canal do YouTube do Genat. Clique aqui e se inscreva.

216 visualizações0 comentário