
Ondas de Leste atuam na Costa do Nordeste
- @geografia_da_paraiba

- 15 de ago.
- 1 min de leitura
Nesta sexta-feira, a costa leste do Nordeste amanheceu sob a influência dos Distúrbios Ondulatórios de Leste, mais conhecidos como Ondas de Leste, sistemas atmosféricos que se deslocam de leste para oeste, acompanhando os ventos alísios, transportando grande quantidade de umidade do Atlântico para o continente.
Ao atingir o litoral e o setor oriental do Nordeste, essas ondas provocam aumento da nebulosidade e chuvas de intensidade variável, podendo causar eventos extremos quando encontram condições favoráveis.

O impacto desses sistemas é mais evidente no setor oriental úmido e subúmido áreas que abrangem o litoral, a zona da mata e parte do agreste onde as chuvas podem se concentrar em poucas horas e gerar grandes acumulados.
Na Paraíba, as Ondas de Leste já foram responsáveis por episódios extremos, como o registrado em julho de 2011, quando volumes excepcionais provocaram enchentes e danos significativos em diversos municípios, incluindo a histórica enchente de Ingá.
Embora a maior frequência desses sistemas ocorra entre maio e julho, este episódio de agosto chama atenção, pois normalmente o mês marca a transição para o fim do regime chuvoso na região.
Ainda assim, nesta manhã de sexta-feira os acumulados ultrapassaram 170 mm em Cabedelo e 40 mm em Caldas Brandão, evidenciando o potencial das Ondas de Leste para alterar o padrão de tempo local, mesmo fora do seu período mais comum de atuação e depois de dias ensolarados.






Comentários