top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

João Pessoa é a 20ª cidade mais populosa do Brasil

Capital da Paraíba se destaca no crescimento populacional e entra no top 20 do país após o Censo Demográfico de 2022.


Densidade urbana de João Pessoa. Foto: @higor_fotografias.


Que o município de João Pessoa vem crescendo nos últimos anos, isso é nítido. É completamente perceptível a concentração de pessoas nos mais variados espaços da cidade, o trânsito o aumento dos estabelecimentos comerciais, dentre outras inúmeras evidências, e o Censo Demográfico do IBGE, realizado no ano de 2022, comprovou isso.


João Pessoa avançou 4 posições no ranking brasileiro de cidades mais populosas e chegou à 20ª posição. A cidade foi de 723,5 mil para 833,9 mil, o que representa um acréscimo de mais de 110 mil pessoas. Segundo estudiosos sobre população, João Pessoa atraiu esse contigente populacional na última década devido a fatores como a beleza da cidade, que é atrativa e recebe pessoas que trabalham em home office e aposentados. Além disso, a tranquilidade da Paraíba também atrai muita gente.



Com o impulsionamento do turismo, a divulgação da cidade fora das divisas estaduais e das fronteiras do Brasil, o aumento do fluxo aéreo e as oportunidades de emprego geradas na cidade, basta sair nas ruas para ver as pessoas se locomovendo em uma cidade que deixou de ser pacata e agora se torna uma verdadeira metrópole nacional, figurando entre as 20 maiores do país.


Das 20 maiores cidades do Brasil, 17 são capitais. No Nordeste, João Pessoa representa a 7ª maior capital, superando apenas Natal (que antes era maior) e Aracaju. No estado, a população de João Pessoa representa 20,98% do contingente populacional, percentual que era de 19,2% em 2010. Tal fato indica que João Pessoa cresceu mais do que a Paraíba nesses anos que intercalam os dois censos demográficos.


E você, o que acha desse dado?

Comente nosso post em nosso instagram: @geografia_da_paraiba


Por: Gabriel de Paiva.

121 visualizações0 comentário
bottom of page