Buscar
  • @geografia_da_paraiba

III Workshop do GENAT será sediado na cidade do Crato, no Ceará

O GENAT surgiu no ano de 2017, na UFRN/Campus Caicó, como um grupo de pesquisa voltado à temática dos riscos e vulnerabilidades. No ano de 2020, o GENAT passou a fazer parte da UFPB, com o novo nome de Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais e está indo para o seu terceiro workshop, momento em que seus pesquisadores apresentam os trabalhos desenvolvidos nos últimos tempos.


Logomarca do III Workshop do GENAT que, neste ano, tem as mudanças climáticas como pauta principal. Foto: divulgação.


O III Workshop do GENAT, II Simpósio para Redução do Risco de Desastres na Região Nordeste e I Encontro Internacional de Geomorfologia e Gestão do Risco de Desastres são eventos simultâneos que terão como sede o município do Crato, localizado no estado do Ceará, que compõe o Triângulo CRAJUBAR. Nessa edição, os eventos apresentação a temática: “Vulnerabilidade socioambiental no contexto das mudanças climáticas globais”. Em um contexto marcado pelas mudanças climáticas globais, torna-se cada vez mais necessária a discussão sobre as transformações ocasionadas pela ação social na conjuntura das cidades nordestinas. Além disso, entre 2021 e 2022, serão divulgados os três relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima e, dentre eles, também será publicado o relatório do grupo de trabalho sobre vulnerabilidades.



Em relação à região Nordeste, o primeiro relatório divulgado pelo IPCC nos traz dados preocupantes acerca das alterações do regime pluviométrico no semiárido nordestino, além do aumento da temperatura média, acima de 2ºC. Essas informações suscitam a necessidade de ações mais efetivas para reverter essa situação ou, pelo menos, mitigá-la, haja vista que, de acordo com o referido relatório, em algumas situações específicas não será mais possível a reversão do quadro posto.


No presente ano, o encontro será online, havendo a possibilidade do regime híbrido, caso haja uma melhora ainda mais consistente da diminuição de casos de COVID-19. Ademais, em oportunidades futuras, caso isso seja possível, divulgaremos os protocolos de biossegurança, tais como: uso de máscaras, distanciamento físico, uso de álcool em gel e apresentação do cartão de vacinação dos interessados em participar na modalidade híbrida. O evento receberá artigos que, caso aprovados, serão publicados na Revista Cardernos do Logepa, da UFPB.


Participe! Acesse o site do evento e se inscreva! Link: https://siteworkshopgenat.wixsite.com/genat

107 visualizações0 comentário