Buscar
  • @geografia_da_paraiba

Governador da Paraíba fala sobre a Barreira do Cabo Branco em sua primeira entrevista após a posse


O Governador João Azevêdo concedeu hoje, dia 7 de janeiro de 2019, a sua primeira entrevista após sua posse, que ocorreu no dia 1º de janeiro no Palácio da Redenção. A entrevista foi concedida ao jornalista Clilson Júnior, no Portal Click PB.


Entre os assuntos comentados, chamou atenção a discussão sobre a Barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. Vale a pena ressaltar que a erosão que a barreira apresenta é natural, porém há processos antrópicos que aceleram a sua destruição, como a drenagem ineficiente e a retirada de vegetação.


Situação atual da Barreira do Cabo Branco. Foto: Clilson Júnior.


João comentou que, durante sua passagem por Brasília no mês de dezembro, esteve com o ex ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, que assegurou uma liberação de recursos para obras de contenção erosiva na barreira. Tal liberação foi confirmada pelo então ministro no final do ano passado. Ainda na entrevista, o governador ressaltou que durante a campanha visitou a barreira algumas vezes para estudar e inserir propostas no plano de governo. A ação é considerada emergencial e prioritária pelo governador da Paraíba.


Os recursos liberados pelo Governo Federal são na ordem de 65 milhões de reais, e serão depositados na conta da Prefeitura Municipal de João Pessoa para licitação e execução do projeto. João Azevêdo concluiu essa parte da entrevista com sua expectativa sobre o andamento das ações: "Espero que a prefeitura tenha competência pra fazer essa obra" e citou que tentativas anteriores de intervenções não foram exitosas em decorrência da falta de prioridade do poder público municipal para com a causa da barreira.


Ainda na temática do meio ambiente, João informou que será aberto um concurso público para a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA, já que a mesma está apresentando demanda de suprimento do quadro técnico.


Fonte: Portal Click PB.

Link da entrevista completa: https://bit.ly/2FiJ5ov

68 visualizações0 comentário