top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Dona Inês prepara programação turística e cultural para o eclipse solar

A Paraíba será protagonista durante o precioso momento astronômico que ocorrerá no próximo dia 14 de outubro: um raro eclipse anelar do Sol. Pensando na singularidade do evento, o município de Dona Inês preparou uma programação envolvendo o eclipse e o feriadão que se inicia no dia 12.

Contemplação do pôr do Sol na Cruz da Menina. Foto: @gabriel.paiva.cavalcante.


De forma parcial, o eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa. Dona Inês, no Curimataú Paraibano, é apontada como um dos lugares mais propícios a observar o fenômeno. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Inês preparou uma programação vasta e diversificada, que envolve trilhas, experiências gastronômicas, apresentações culturais e a contemplação do eclipse. Confira abaixo:


- Quinta-feira, dia 12/10

Visitação a espaços turísticos durante a manhã

12h - almoço no Bar da Pedra, Sítio Lajedo Preto

16h - procissão à Nossa Sra. Aparecida, bairro Jardim Primavera


- Sexta-feira, 13/10

07h - trilha no trecho 2 dos Caminhos das Ararunas

08h - trilha na Pedra Lavrada com rapel e banho de açude no Rancho Gomes

12h - almoço (Rancho Gomes e Restaurante da Célia)

16h - pôr do Sol com café quilombola na Cruz da Menina

18h - feira agroecológica com pé-de-serra na Praça do Trabalhador


- Sábado, dia 14/10 (dia do eclipse)

07h - caminhada na Mata do Seró, saída do Museu Municipal

08h - almoço no Restaurante Mata do Seró

14h- início da contemplação do eclipse solar no Mirante do Pôr do Sol

17h - Happy Hour com música ao vivo (Bar da Cícera e Boteco)


Para o secretário Josenildo Fernandes, o evento é de suma importância, pois almeja reunir no município durante o feriadão os amantes da natureza: "nós sempre tivemos esse apelo natural para nossos roteiros, e dessa vez não será diferentes. Teremos um belíssimo pôr do Sol no mirante que estamos inaugurando, e, aproveitando, colocamos na programação alguns dos nossos atrativos já consolidados, como a Mata do Seró, a trilha Caminhos das Ararunas e, claro, a nossa culinária".

Trajetória do eclipse, sendo a cor mais escura correspondente às regiões nas quais o fenômeno será mais evidente. Imagem: timeanddate.com.


Para os grupos que desejam participar da programação, verificar hospedagens e rotas alternativas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibiliza um telefone (53) 99702-6841, e também pelo instagram: @turnaserra.


Conheça Dona Inês assistindo nosso vídeo:


426 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page