Baraúna é um município de inúmeros atrativos naturais. Com apenas 50 quilômetros quadrados de extensão, as paisagens exuberantes e intrigantes se espalham nos quatro cantos do município. Um desses atrativos naturais é a Pedra da Escada, visitada pela #ExpediçãoGeoPB neste último fim de semana.
A belíssima Pedra da Escada, Em Baraúna. Fotos: Carlitos Paraíba e Gabriel de Paiva.
A Pedra da Escada é um incrível e misterioso matacão localizado em uma das reservas da caatinga do município, na comunidade do Mendes, a cerca de 10 quilômetros da sede municipal. Para a ciência, os mistérios são desvendados por meio de processos naturais. Sendo assim, as feições que se parecem com uma escada são resultantes da combinação de processos de intemperismo, e ocorrem em um veio de mineral diferente da rocha encaixante. Embora se pareça com uma escada, a subida é muito difícil e dessa vez não arriscamos.
Afloramentos de rocha e vegetação acatingada no complexo da Pedra da Escada, em Baraúna. Fotos: Carlitos Paraíba e Gabriel de Paiva.
Na localidade, ocorrem outros geossítios, com diversos tipos de processos de intemperismo ocorrendo, além do bioma nativo da caatinga, com destaque para as plantas e os animais. Sendo assim, a região é muito propícia ao turismo, com ênfase para as trilhas ecológicas, aulas de campo, turismo de aventura e ecoturismo.
Quer conhecer mais a Paraíba?
Siga nosso instagram: @geografia_da_paraiba
Inscreva-se em nosso canal: Geografia da Paraíba
Comments