top of page
Buscar
  • Foto do escritor@geografia_da_paraiba

Conheça a Mata do Seró, local de turismo de natureza em Dona Inês-PB

Imagine uma reserva intocada de mata de altitude, típica da transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, com muitas opções de aproveitar o contato com a natureza. Imaginou?

Prática de rapel negativo na trilha da Furna da Onça, Mata do Seró. Foto: @carlitos_paraiba.


Isso é possível na zona rural do município de Dona Inês, entre o Brejo e o Curimataú da Paraíba. A Mata do Seró é composta por uma imensa reserva ambiental de mais de 125 hectares, sendo mais de 40% composta de floresta nativa. A cobertura vegetal da área é de floresta caducifólia típica das regiões de transição entre Mata Atlântica e Caatinga, com espécies típicas dos dois biomas. Além de seu valor ambiental, a Mata do Seró também tem o seu aspecto místico quanto ao seu nome "Seró" remeter à lenda da "Comadre Fulozinha".


Na Mata do Seró, as espécies do bioma da Mata Atlântica predominam devido à altitude do local, com mais de 500 metros acima do nível do mar. O local oferece trilhas na mata, prática de esportes radicais como o rapel, área de camping, piquenique, dentre outros atrativos que vale a pena conhecer.

Vista parcial da Mata do Seró e, ao fundo, a cidade de Dona Inês. Foto: @gabriel.paiva.cavalcante.


Além do turismo de natureza, por lá também temos o Bar da Mata, que oferece um cardápio regional com ingredientes locais como a fava, a maxixada, macaxeira, galinha de capoeira e muitas outras opções para completar a experiência que só é possível vivenciar por lá.


Confira o nosso vídeo do quadro #RecortesGeoPB abaixo!


Por: Gabriel de Paiva Cavalcante

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page