Algodão de Jandaíra passa a ser o município menos chuvoso da Paraíba, segundo novo levantamento da AESA
- @geografia_da_paraiba
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Sabemos que o clima é dinâmico, e os dados também mudam com o passar do tempo, e essa característica do clima foi confirmada no novo Atlas Pluviométrico da Paraíba, lançado pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), neste mês. Segundo o estudo, que reúne dados de 1994 a 2023, o município de Algodão de Jandaíra passou a ocupar o posto de localidade menos chuvosa da Paraíba, com uma média anual de 352,7 mm de precipitação.

Cidade de Algodão de Jandaíra, a menos chuvosa da Paraíba. Foto: acervo Geografia da Paraíba.
Essa nova configuração climática surpreende, especialmente porque, até então, era Cabaceiras, frequentemente chamada de “a cidade que menos chove no Brasil”, quem ocupava essa posição. No entanto, os dados de longo prazo revelaram uma nova realidade no semiárido paraibano, no banco de dados mais robusto que a AESA já possuiu.
A lista dos 10 municípios com menores médias pluviométricas é dominada por cidades do Curimataú e do Seridó paraibano, regiões conhecidas pelo clima semiárido e problemas hídricos frequentes, principalmente a partir do ano de 2012. Essa realidade reafirma a importância de políticas públicas voltadas para a convivência com o semiárido, além de alertar sobre as mudanças nos padrões de chuva ao longo das décadas. Fatores como variabilidade climática, eventos extremos, desmatamento e mudanças no uso da terra contribuem para essas alterações, especialmente em análises das normais climatológicas, períodos de 30 anos de dados disponíveis para análise.
Conheça Algodão de Jandaíra no vídeo abaixo:
Além disso, o levantamento reforça o papel fundamental do monitoramento climático e da ciência no planejamento hídrico, na agricultura e na gestão dos recursos naturais. Veja o ranking completo (1994–2023).

Fonte dos dados: AESA.
Comments